Embraer está despachando mais dois E195 E2 ‘novos em folha’ para a KLM

A frota de E-Jets E2 da KLM Cityhopper, subsidiária regional da centenária empresa aérea holandesa, está crescendo com a chegada de mais dois jatos novinhos em folha. No total, a companhia aérea encomendou um total de 25 jatos e conta com mais 10 opções de compra que podem ser convertidas em pedidos firmes.

Uma das novas aeronaves já chegou na Holanda, sendo ela a de marca PH-NXE, como mostram os dados da plataforma de rastreamento de voos RadarBox. A outra, de registro PH-NXF, está pronta e com a papelada sendo concluída para sua exportação. Elas são, respectivamente, a quinta e a sexta aeronave do modelo entregues à KLM.

A empresa aérea já é uma antiga operadora dos E-Jets, que substituíram os clássicos Fokker 100 na frota há vários anos. Além dos E2, a empresa ainda possui 32 Embraer 190 E1 e 17 Embraer 175 E1 na frota atual. Com isso, desde fevereiro, a frota da KLM Cityhopper conta com cerca de 50 aeronaves, todas brasileiras, mantendo-a como a maior operadora de aviões Embraer da Europa.

Outra curiosidade, sobre a qual falamos recentemente, é que os modelos Embraer são atualmente os que mais voam na frota de toda a centenária empresa holandesa. Segundo dados da consultoria parceira Cirium, das 589 rotas programadas para a KLM fazer em novembro, 242 serão feitas com jatos da Embraer.

O 195-E2 usa 9% menos combustível por voo e leva mais passageiros, e como consequência, emite 31% menos CO2 por passageiro em comparação com o E-190. A KLM afirma que a renovação da frota é uma parte importante da abordagem para tornar suas operações mais sustentáveis.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Bombeiros esperaram pouso da Azul após pilotos receberem mensagem de falha

0
O vídeo mostrou o momento em que diversos veículos dos bombeiros ficaram aguardando o pouso de um avião da Azul Linhas Aéreas.