Início Empresas Aéreas

Embraer está na disputa pela renovação de frota da Croatia Airlines

As fabricantes de aeronaves e a Croatia Airlines estão mantendo discussões com foco na renovação da frota da companhia do leste europeu. Segundo relata o EX-YU Aviation, negociações vêm sendo mantidas com os principais atores globais (Embraer, Boeing e Airbus), com foco ajudar a empresa na escolha pelos seus novos equipamentos e um anúncio da decisão deve acontecer em breve.

Uma das necessidades colocadas pela estatal Croatia Airlines é a renovação de sua frota de aeronaves Airbus A319/320 e Dash 8-Q400. No âmbito dos aviões regionais, tanto a Airbus, com seu jato A220, quanto a Embraer, com sua família E2, apresentaram seus produtos para a transportadora croata. 

Por sua vez, no segmento de jatos médios competiriam a família A320neo e Boeing 737 MAX. A fabricante americana acredita no potencial do MAX, embora a última vez que a Croatia Airlines operou aeronaves Boeing no final da década de 1990, antes de mudar para a Airbus. 

Do lado da transportadora, as declarações ainda são vagas. Como cita o EX-YU, a empresa apenas disse que “a estratégia pós-Covid confirma que a Croatia Airlines visa aumentar a eficiência das suas operações comerciais e a competitividade, e que, no próximo período, a empresa deverá gerir os principais desafios operacionais e estruturais que incluem renovação da frota e otimização da rede de voos ao longo do ano”.