Início Indústria Aeronáutica

Embraer está próxima de vender jatos E2 para o Uzbequistão

Imagem: Embraer

A Embraer pode ter em breve um novo cliente na Ásia Central e irá enviar um avião até lá para tentar garantir a nova venda. Atualmente a fabricante brasileira tem como clientes na região a Air Astana, do Cazaquistão, e a Buta Airways, do Azerbaijão, mas pode em breve expandir esse leque.

A Embraer realizou na última terça-feira uma conferência na cidade de Tashkent, no Uzbequistão, que reuniu representantes da indústria da aviação e do turismo da região da Ásia Central.

Durante o evento, foi apresentada a linha de aeronaves regionais da Embraer e discutidas as perspectivas de cooperação. O Vice-Presidente da Embraer, João Pedro Taborda, destacou o crescente desenvolvimento da indústria da aviação e do turismo na região. Ele expressou a prontidão da Embraer para fornecer aeronaves de curto e médio alcance às companhias aéreas do Uzbequistão, sob condições favoráveis.

A agência oficial do governo, a UZA, relatou que uma aeronave E195-E2 será comprada em junho, mas outras fontes apontam apenas que neste mês a Embraer irá levar a aeronave para uma apresentação oficial no país, quando o negócio pode ser fechado.

Atualmente, a Uzbekistan Airways, companhia aérea de bandeira do país e de propriedade do governo, não opera jatos regionais, sendo o seu menor avião o Airbus A320 com 150 assentos.