Embraer faz festa de final de ano com jato E2 lançando ‘fumaça ecológica’

A celebração de fim de ano da Embraer teve, nesta edição, um detalhe incomum: um jato comercial E2 soltando fumaça, de uma maneira diferente.

É tradição da empresa fazer uma festa de final de ano, com celebrações dos resultados e conquistas, sempre acompanhadas de um mini show-aéreo com o voo de seus aviões em produção atualmente. Este ano não diferiu, e apesar de não contar com a presença de público, teve uma grande novidade: o lançamento de uma ‘fumaça ecológica’.

É comum que aviões de acrobacia soltem fumaça durante apresentações, de maneira a ressaltar as manobras e mostrar o trajeto feito, além de dar um toque artístico à apresentação. Normalmente, esta fumaça é gerada com óleo queimado, o que acaba poluindo a atmosfera.

Para seguir uma maneira mais ecológica, a Embraer teve uma ideia que uniu o ecológico ao agradável: usar água.

Mas não simplesmente jogar água do avião. Cada protótipo da Embraer, que são os exemplares usados nas apresentações e os primeiros de cada família a serem construídos, utilizam lastros (tanques) de água para aumentar o peso, simular passageiros e/ou carga.

Estes tanques possuem um sistema de alijamento para simular uma variação no Centro de Gravidade da aeronave, avaliando o comportamento da mesma em diferentes condições de balanceamento, sem precisar pousar e descarregar.

Como este recurso já vem instalado nos aviões, a Embraer decidiu usá-lo para gerar ‘fumaça’, que na verdade é um spray de água que não polui. O efeito é praticamente o mesmo, sendo que o spray dilui um pouco mais rápido e fica por menos tempo visível, mas ainda dá ao show aéreo o efeito necessário.

Na transmissão ao vivo da festa pra funcionários foi possível ver o Praetor 500, o E195-E2 e o KC-390 soltando o spray. Foram realizadas passagens em São José dos Campos, Gavião Peixoto e Araraquara.

O locutor Vadico comenta sobre este novo recurso, até então inédito no setor, que ele chama de ‘Fumaça Ecológica’, confira na íntegra:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias