Embraer fecha parceria com fabricante aeroespacial turca que desenvolve caça de 5ª geração

Foto – Dimir

Na abertura da LAAD 2025 Defense & Security Expo, no Rio de Janeiro, a Turkish Aerospace Industries (TAI/TUSAS) anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Embraer, consolidando uma parceria estratégica que promete fortalecer as atividades de manufatura conjunta e ampliar as oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e engenharia entre as duas empresas.

De acordo com o comunicado oficial da TUSAS, o acordo visa estreitar a colaboração entre as companhias, possibilitando o compartilhamento de expertise e o desenvolvimento de projetos inovadores que poderão posicionar as empresas de forma ainda mais competitiva no cenário global da aviação. A iniciativa reforça o compromisso da TUSAS em expandir a presença da Turquia no mercado internacional por meio da cooperação com players renomados do setor.

A TAI, que na Turquia tem a sigla TUSAS, foi fundada em 1973 e tem se destacado pela produção de aeronaves militares e civis, sistemas aeroespaciais avançados e veículos aéreos não tripulados, consolidando-se como a maior empresa de defesa e segurança do país.

T129 | Foto: DepositPhotos

A fabricante estatal turca se destaca como uma das parceiras estratégicas (atualmente suspensa) no programa do caça furtivo F-35 da Lockheed Martin, além de fabricar parte das peças dos F-16 Falcon utilizados pela força aérea local. A TAI também possui uma gama de produtos próprios, incluindo o caça de 5ª geração Kaan, os drones ANKA, o jato de treinamento avançado HÜRJET e o turboélice HÜRKUŞ, concorrente direto do T-27 Tucano da Embraer.

Além desses projetos, a TAI fabrica sob licença o helicóptero de ataque italiano Leonardo A129 Mangusta, batizado localmente como T129 ATAK, modelo que já foi oferecido ao Exército Brasileiro. A empresa também fabrica o helicóptero civil de médio porte T625 Gökbey. A partir do T129, está sendo desenvolvida uma nova aeronave de asa rotativa para a função de ataque, com maior capacidade de armamento, o T929 ATAK 2.

A parceria com a Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, surge em um momento de intensificação dos investimentos em tecnologia e inovação, sinalizando uma nova era de cooperação entre a Turquia e o Brasil no setor aeroespacial. Até o momento, não está claro em quais projetos específicos as duas empresas irão trabalhar.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias