
Na abertura da LAAD 2025 Defense & Security Expo, no Rio de Janeiro, a Turkish Aerospace Industries (TAI/TUSAS) anunciou a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com a Embraer, consolidando uma parceria estratégica que promete fortalecer as atividades de manufatura conjunta e ampliar as oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e engenharia entre as duas empresas.
De acordo com o comunicado oficial da TUSAS, o acordo visa estreitar a colaboração entre as companhias, possibilitando o compartilhamento de expertise e o desenvolvimento de projetos inovadores que poderão posicionar as empresas de forma ainda mais competitiva no cenário global da aviação. A iniciativa reforça o compromisso da TUSAS em expandir a presença da Turquia no mercado internacional por meio da cooperação com players renomados do setor.
A TAI, que na Turquia tem a sigla TUSAS, foi fundada em 1973 e tem se destacado pela produção de aeronaves militares e civis, sistemas aeroespaciais avançados e veículos aéreos não tripulados, consolidando-se como a maior empresa de defesa e segurança do país.

A fabricante estatal turca se destaca como uma das parceiras estratégicas (atualmente suspensa) no programa do caça furtivo F-35 da Lockheed Martin, além de fabricar parte das peças dos F-16 Falcon utilizados pela força aérea local. A TAI também possui uma gama de produtos próprios, incluindo o caça de 5ª geração Kaan, os drones ANKA, o jato de treinamento avançado HÜRJET e o turboélice HÜRKUŞ, concorrente direto do T-27 Tucano da Embraer.
Além desses projetos, a TAI fabrica sob licença o helicóptero de ataque italiano Leonardo A129 Mangusta, batizado localmente como T129 ATAK, modelo que já foi oferecido ao Exército Brasileiro. A empresa também fabrica o helicóptero civil de médio porte T625 Gökbey. A partir do T129, está sendo desenvolvida uma nova aeronave de asa rotativa para a função de ataque, com maior capacidade de armamento, o T929 ATAK 2.
A parceria com a Embraer, uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo, surge em um momento de intensificação dos investimentos em tecnologia e inovação, sinalizando uma nova era de cooperação entre a Turquia e o Brasil no setor aeroespacial. Até o momento, não está claro em quais projetos específicos as duas empresas irão trabalhar.
Strategic partnership with Embraer! ✈️🌍
— Turkish Aerospace (@TUSAS_EN) April 1, 2025
On the first day of the LAAD 2025 Defense & Security Expo in Brazil, we signed a Memorandum of Understanding (MoU) with Embraer.
🤝 Through this agreement:
✅ Collaboration between the two companies will be strengthened through joint… pic.twitter.com/C9ltTePwJj