Embraer assina acordo de 10 aviões E190 e E195-E2 para a Royal Jordanian

A companhia jordaniana já opera a série E1

A Royal Jordanian Airlines (RJ) e a Embraer assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para introduzir duas variantes dos jatos E2 avançados da Embraer na frota da empresa jordaniana: o E190-E2 e o E195-E2. No total, a companhia aérea pretende operar 10 novos jatos da Embraer para atender as rotas de curta distância na região.

O acordo foi assinado no Istanbul Air Show pelo vice-presidente/CEO da RJ, Samer Majali, e Arjan Meijer, CEO da Embraer Commercial Aircraft. Majali disse que a introdução dos novos Embraer faz parte de seu plano geral de modernização de aeronaves, que inclui a renovação e o crescimento da frota usada em voos de até duas horas saindo de Amã para destinos no Levante.

Ele acrescentou que, após extensos estudos de viabilidade para decidir sobre a melhor aeronave para substituir os atuais E195 e E175, a RJ selecionou a aeronave Embraer E2 para melhor se adequar aos seus objetivos financeiros e estratégia de rede. A RJ opera aeronaves da Embraer há 15 anos e escolher o mesmo tipo original de aeronave ajuda a reduzir o custo de investimento em treinamento de pilotos e fornecimento de peças de reposição, além de reduzir os custos de programação e manutenção da tripulação, disse Majali.

A aeronave deve fornecer até 25% de economia de combustível por assento em comparação com a atual, resultando em economia de custos, bem como reduções significativas de emissões de carbono, apoiando a estratégia ecológica da companhia aérea.

O E195-E2 terá capacidade para 12 passageiros na Crown Class e 108 na Economy e o E190-E2 menor terá o mesmo número de assentos da Crown Class e 80 na Economy Class. Todas as aeronaves serão equipadas com os mais recentes assentos da classe executiva com bom espaço para as pernas e reclinação extra de assento.

Arjan Meijer, da Embraer, disse: “A Embraer está honrada por ser selecionada pela RJ para fornecer a próxima geração de aeronaves regionais para sua frota. A família E2 de E-Jets de geração avançada oferece a aeronave mais silenciosa, menos poluente e mais econômica do mercado de menos de 150 assentos. Estamos orgulhosos de continuar nossa longa associação com a Royal Jordanian”.

O plano da companhia aérea é aumentar o tamanho da frota das 24 aeronaves atualmente em operação para mais de 40 aeronaves nos próximos cinco anos.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias