Início Indústria Aeronáutica

Embraer KC-390 aterrissa na Chéquia para demonstração ao governo local

A Embraer realizou uma apresentação especial de sua aeronave de transporte KC-390 para representantes do governo da Chéquia (ou República Tcheca) no aeroporto de Pardubice em 6 de junho. Esteve presente na reunião a ministra da Defesa da República Tcheca Jana Černochová.

O país, no entanto, comentou que tratou-se de uma demonstração apenas, mas que não há ainda uma negociação em pauta. Além de apresentar a aeronave em solo e voo, a Embraer também simulou o carregamento e transporte de um veículo blindado Pandur II, usado pelos checos.

“Está claro que a invasão russa da Ucrânia mudou o ambiente de segurança no mundo e enfatizou a necessidade de implementar projetos de modernização em larga escala destinados a fortalecer as capacidades do Exército tcheco”, disse o Ministério da Defesa da Chéquia em uma nota à imprensa. “Um desses projetos será a modernização do esquadrão de aeronaves de transporte. A demonstração do Embraer KC-390 é um passo para descobrir o que o mercado atual de aeronaves de transporte tem a oferecer.”

A Embraer ainda não tem muitas vendas do KC-390 fora do Brasil, mas seus dois trunfos “no estrangeiro” envolvem países europeus, já que Portugal e Hungria encomendaram o KC-390 para suporte tático de sua aviação militar. De toda maneira, não há alternativa à fabricante brasileira senão continuar batendo às portas ao redor do mundo.

Em outra frente, em abril, deu-se a conhecer que a Embraer estaria em conversas com a Índia, que teria uma necessidade de 25 a 30 aeronaves do porte do KC-390.

O C-390 Millennium foi desenvolvido como um projeto conjunto entre a Força Aérea Brasileira e a Embraer. A aeronave pode realizar uma variedade de missões militares e civis, incluindo missões humanitárias, evacuação médica, busca e salvamento, combate aéreo a incêndios, transporte de carga e tropas, entrega aérea e reabastecimento aéreo.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.