Embraer C-390 pode ganhar um concorrente com novo projeto criado por países europeus

França, Alemanha e Suécia assinaram um acordo para iniciar os trabalhos no desenvolvimento de uma nova aeronave de transporte tático médio, sob o programa FMTC (Future Mid-Size Tactical Cargo). O acordo foi assinado no final de junho na 123ª base aérea em Orléans-Bricy, durante o seminário Asas Europeus, que reuniu uma dúzia de Chefes de Estado-Maior das Forças Aéreas, autoridades civis e militares europeias, informou o Aviacionline.

Conversas

Durante este evento, foi assinado um acordo para a FMTC, um projeto tático de transporte que substituirá as frotas de C-130 Hércules e Casa CN-235 a partir de 2040. Com o apoio da Agência Europeia de Defesa, este acordo permite definir a aeronave destinada a operar como um complemento à frota de aeronaves Airbus A400M, um mercado em potencial para o Embraer KC-390.

O projeto reúne diversos parceiros, incluindo França, Alemanha e Suécia. Outros países podem aderir em breve. Esta assinatura é um importante primeiro passo para que o projeto FMTC convergir para especificações comuns mais precisas. Estudos subsequentes de viabilidade industrial podem levar ao início do desenvolvimento desta nova aeronave por volta de 2026-2027.

Este projeto tem sido patrocinado especialmente pela francesa Armée de l’Air et de l’Espace há alguns anos, que tem a necessidade de substituir cerca de 14 C-130H e 27 CN-235, cuja idade está tendo um impacto negativo em seus custos de manutenção e disponibilidade operacional.

Informações escassas

Embora essa exigência tenha se tornado menos urgente, após a aquisição de um lote de aeronaves Lockheed Martin C-130J Super Hércules e a formação do esquadrão de transporte franco-alemão combinado, ainda há a necessidade de acompanhar o A400M com um parceiro menor.

Se desenvolvida localmente na Europa, a aeronave nasceria como um concorrente direto do KC-390. Como o projeto visa ao longo prazo, novas informações deverão ser dadas em breve pelo grupo de países.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias