O primeiro Embraer KC-390 de exportação, para a Força Aérea Portuguesa, está ficando pronto e foi energizado pela primeira vez.
De futura matrícula 26901, o KC-390 Millennium da FAP está em estágio avançado de montagem na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior paulista. No último dia 21 de setembro, foi feita a sua primeira energização, que é quando os sistemas internos da aeronave são ligados e testados, demonstrando que o cabeamento e a estrutura elétrica estão instalados conforme o esperado.
Acompanharam o procedimento a Missão de Acompanhamento e Fiscalização (MAF) do Programa KC-390, uma equipe multidisciplinar de militares portugueses, composta por tripulantes, engenheiros e técnicos de manutenção da FAP.
A MAF está no Brasil para acompanhar as atividades de produção e teste das cinco aeronaves adquiridas pelo Estado Português. Durante os próximos meses, o grupo assegurará o acompanhamento próximo da produção e preparação da entrega das aeronaves tendo em vista a satisfação de todos os requisitos estabelecidos para este Sistema de Armas.
A etapa da produção agora concluída com a energização da primeira aeronave, acompanhada de inspeções a diversos sistemas já instalados, antecede a realização dos primeiros voos de teste.
Com informações da Assessoria de Imprensa da FAP