Embraer KC-390 da FAB vai à Terra do Fogo para resgatar um Gordo

O maior avião já feito no Brasil, o Embraer KC-390, realizou no final de semana uma missão especial para resgatar um C-130 Hércules.

Gordo é o apelido carinhoso pelo qual muitos chamam o C-130 Hércules na FAB, e também o nome do único esquadrão operacional (1⁰/1⁰ GT) da aeronave, que está se aposentado gradativamente.

Ainda não habilitado para operar na Antártica, o KC-390 deixa esta missão para o C-130, que já “tem experiência” no continente congelado. Porém, o Hércules escalado para a Missão Antártica acabou tendo uma pane de motor em Ushuaia, um dos pontos mais ao sul da Argentina e do globo, e parte da denominada Terra do Fogo.

Para poder colocar o Gordo de volta à ativa, um KC-390 decolou de Anapólis, sede do esquadrão Zeus, e voou até Pelotas, no Rio Grande do Sul, seguindo depois para Ushuaia.

Trajetória do voo de resgate © FlightRadar24

A chegada da aeronave de apoio no extremo sul argentino foi registrada, e mostra os dois aviões na pista num dos locais mais inóspitos do continente.

Com o material e pessoal entregues para realizar o reparo no C-130, o KC-390 voltou ao Brasil, passando por Pelotas, antes de chegar ao Rio de Janeiro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias