O maior avião já feito no Brasil, o Embraer KC-390, realizou no final de semana uma missão especial para resgatar um C-130 Hércules.
Dos aviones de transporte de la Fuerza Aérea de #Brasil en el aeropuerto de Ushuaia
— Aviacion Defensa (@AviacinDefensa1) August 22, 2021
Un @LockheedMartin C-130 #Hercules y un @embraer KC-390 @fab_oficial
Desconozco el autor de la foto pic.twitter.com/eTxwEEn3Od
Gordo é o apelido carinhoso pelo qual muitos chamam o C-130 Hércules na FAB, e também o nome do único esquadrão operacional (1⁰/1⁰ GT) da aeronave, que está se aposentado gradativamente.
Ainda não habilitado para operar na Antártica, o KC-390 deixa esta missão para o C-130, que já “tem experiência” no continente congelado. Porém, o Hércules escalado para a Missão Antártica acabou tendo uma pane de motor em Ushuaia, um dos pontos mais ao sul da Argentina e do globo, e parte da denominada Terra do Fogo.
Para poder colocar o Gordo de volta à ativa, um KC-390 decolou de Anapólis, sede do esquadrão Zeus, e voou até Pelotas, no Rio Grande do Sul, seguindo depois para Ushuaia.
A chegada da aeronave de apoio no extremo sul argentino foi registrada, e mostra os dois aviões na pista num dos locais mais inóspitos do continente.
Com o material e pessoal entregues para realizar o reparo no C-130, o KC-390 voltou ao Brasil, passando por Pelotas, antes de chegar ao Rio de Janeiro.