Início Indústria Aeronáutica

Embraer mira em conseguir a certificação de ANAC e FAA para o E190 cargueiro em 2024

Imagem: Embraer

A Embraer anunciou nesta semana que mantém foco em conquistar a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Federal Aviation Agency (FAA) dos Estados Unidos para a conversão de passageiros para carga dos E-jets até o ano de 2024. A conversão será realizada nas instalações da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O projeto inclui a colocação de uma porta de carga frontal do deck principal, sistema de manuseio de carga, reforço do piso, barreira rígida de carga (RCB) e remoção dos interiores. O E190F será capaz de transportar cerca de 13.150 quilos de carga útil, enquanto o E195F pode transportar 14.300 quilos em suas cargas estruturais máximas.

Segundo relata a matéria da Aviation Week, a Embraer espera que o custo das viagens seja 25% menor quando comparado ao Boeing 737, com custos de volume em relação aos turboélices de cerca de 20% a 25% menores.

A Embraer espera ter cinco modificações por ano, com os primeiros P2F levando de seis a oito meses para ficarem prontos. O número previsto para 2026 é de 12, de acordo com o presidente e CEO da Embraer Serviços e Suporte, Johann Bordais.

Em julho do ano passado, a Azul Linhas Aéreas apresentou o novo cargueiro E195 Classe “F”, mas o programa não envolvia uma conversão da aeronave em cargueiro puro, e sim a adaptação, ainda com limitação de carga.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile