As inscrições para as classes de 2025 dos Colégios Embraer, geridos pelo Instituto Embraer, estão abertas, com um total de 240 vagas para o Ensino Médio. Os candidatos devem ter nascido após 31 de março de 2008 e estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em 2024.
O processo seletivo será conduzido pela Fundação Vunesp. As inscrições para o processo podem ser feitas até 1º de julho no site www.vunesp.com.br/EMBR2401, onde também pode ser consultado o edital. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.
“Atingindo altas taxas de aprovação nas principais universidades do país, os Colégios Embraer têm como missão proporcionar uma educação de excelência que promova a experimentação e a criatividade, formando jovens prontos para liderar a criação de um futuro socialmente justo”, disse André Tachard, diretor do Instituto Embraer.
O processo seletivo consiste em um teste de múltipla escolha de conhecimentos gerais e em uma redação, programados para 25 de agosto de 2024.
Os Colégios Embraer mantêm uma parceria com a Fundação Banco do Brasil, que auxiliou na incorporação de “Tecnologias Sociais” ao ambiente pedagógico. Os alunos matriculados também recebem alimentação, transporte, uniforme e material didático. Os colégios preparam seus estudantes para ingressar nas melhores universidades do país, com uma taxa de aprovação em instituições públicas ou privadas (com bolsas de estudo) superior a 80%.
Em São José dos Campos, o Colégio Embraer Juarez Wanderley oferece 128 bolsas de estudo sociais para alunos de baixa renda provenientes de escolas públicas (municipais, estaduais ou federais), com a condição de que o candidato resida em Caçapava, Jacareí, São José dos Campos ou Taubaté. Outras 32 vagas são reservadas para estudantes pagantes.
No Colégio Casimiro Montenegro Filho, em Botucatu, são disponibilizadas 64 bolsas sociais para residentes de Botucatu, São Manuel, Areiópolis, Pardinho, Itatinga, Anhembi, Bofete ou Pratânia. As 16 vagas restantes são para estudantes pagantes.
O Instituto Embraer foi criado em 2001 com o objetivo de investir parte do capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente para a educação. O Instituto mantém dois colégios de ensino médio em tempo integral em São José dos Campos e Botucatu e investe recursos financeiros e humanos em projetos que geram impacto positivo na sociedade.