Início Indústria Aeronáutica

Embraer pode paralisar seu projeto de um novo turboélice por ‘ambiente desfavorável’

Os planos de um novo avião turboélice brasileiro do porte do francês ATR podem estar suspensos pela Embraer.

Concepção gráfica do projeto da Embraer – Imgem: Embraer

Apesar das grandes expectativas e da fabricante brasileira ter afirmado no grande evento de Farnborough, no Reino Unido, que mais de 200 intenções de compra para seu novo turboélice já foram feitas, o projeto pode demorar mais a se tornar realidade do que o esperado.

Durante a feira no Reino Unido, a Embraer tinha apontado que iria dar mais detalhes do projeto no final deste ano e fazer um lançamento oficial, mas, a menos de 30 dias para o início de 2023, surgiram rumores de que o projeto está congelado.

Segundo a Revista Aviation Week, a Embraer irá anunciar na próxima semana que o projeto será postergado, devido a “razões técnicas, econômicas e de mercado desfavoráveis” ao novo modelo, que é chamado de TPNG (Next-generation turboprop).

Esta nova aeronave irá levar entre 70 e 90 passageiros, com a fuselagem semelhante à dos E-Jets, mas com asas retas e motor turboélice na parte de trás do avião. O novo projeto seria a base para o uso de propulsores com energia renovável, como hidrogênio.

A Embraer se beneficiaria de sua experiência no mercado de turboélices, com o E110 Bandeirante e E120 Brasília, além de ser a líder no setor regional de jatos, porém, uma possível recessão econômica no próximo ano, além da falta de inovações nos motores turboélices atuais e problema na cadeia de suprimentos, estão forçando a fabricante a “segurar” o projeto.

Por outro lado, a família Energia, que seria uma geração adiante ao TPNG, teve várias novidades reveladas dias atrás:

Sair da versão mobile