Embraer promove os E-Jets cargueiros em evento internacional na Alemanha

Imagem: Embraer

A Embraer participou na semana passada do Air Cargo Europe, realizado em Munique, na Alemanha, promovendo o programa de jatos regionais cargueiros E-Jets Freighter. O evento é considerado o maior e mais importante do setor de carga aérea e logística e um local ideal para apresentar produtos a potenciais clientes.

O Air Cargo Europe é o encontro internacional para a indústria global de frete aéreo. Desde 2003, é realizado a cada dois anos em Munique, sendo considerado a plataforma líder para networking internacional na indústria de frete aéreo. A feira de quatro dias recebe dezenas de milhares de visitantes e conta com mais de dois mil expositores, que mostram produtos, sistemas e tecnologias inovadores, bem como uma riqueza de conhecimento especializado.

E-Jets Freighter 

A fabricante brasileira anunciou em abril que deseja conquistar a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e Federal Aviation Agency (FAA) dos Estados Unidos para a conversão de passageiros para carga dos E-jets até o ano de 2024. A conversão será realizada nas instalações da Embraer em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O projeto inclui a colocação de uma porta de carga frontal do deck principal, sistema de manuseio de carga, reforço do piso, barreira rígida de carga (RCB) e remoção dos interiores. O E190F será capaz de transportar cerca de 13.150 quilos de carga útil, enquanto o E195F pode transportar 14.300 quilos em suas cargas estruturais máximas.

Espera-se que o custo das viagens seja 25% menor quando comparado ao Boeing 737, com custos de volume em relação aos turboélices de cerca de 20% a 25% menores. A Embraer espera ter cinco modificações por ano, com os primeiros P2F levando de seis a oito meses para ficarem prontos. O número previsto para 2026 é de 12.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias