Embraer E2 rosa da Azul pousa em emergência após alarme de fumaça a bordo

O Embraer E2 rosa da Azul acabou retornando para Campinas logo após a decolagem, tendo acionado o código de emergência “7700” no transponder devido a indicação de fumaça a bordo.

O caso aconteceu no voo AD4849, que saiu do Aeroporto de Viracopos para Florianópolis no início da tarde desta sexta-feira, 2 de outubro de 2020. A aeronave cruzava 7 mil pés (2.136m) de altitude quando rumou para a cidade de Itupeva, ainda nas proximidades de Campinas.

Em Itupeva, os pilotos comandaram uma órbita (um circuito padronizado para esperas) a fim de perder altitude. Nesse momento, o comandante acionou o código “7700” no seu transponder. Este código é uma convenção aeronáutica global que indica “Emergência a Bordo” e, quando acionado, dá destaque à aeronave na tela do controlador de tráfego aéreo.

Como mostram os dados do FlightRadar24, logo após a órbita a aeronave seguiu para um pouso seguro no Aeroporto de Viracopos, 28 minutos após ter decolado. O jato chegou foi recebido pelo Corpo de Bombeiros do aeroporto e chegou a ficar um tempo parado na cabeceira 15, mas logo seguiu o táxi até o portão.

Trajetória da aeronave no FlightRadar24

O motivo da emergência, segundo pessoas próximas à operação, teria sido um alarme falso de fogo na porão de aviônicos da aeronave, que são os computadores do jato.

Relatos de pessoas próximas à operação indicam que o sistema de entretenimento teria desligado sozinho após a decolagem, que é algo incomum, além de rer aparente variação no brilho das luzes internas.

O caso agora será investigado pelo CENIPA da Força Aérea Brasileira, que classificou o evento como um incidente aeronáutico.

A Azul informou que a aeronave retornou por problemas técnicos e que os passageiros foram acomodados num voo extra, que decolou 15h59 operado pelo Airbus A320neo de matrícula PR-YYA.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Entregues os 2 primeiros King Air 260 de treinamento da grande...

0
A aeronave, que foi designada como T-54A, passa a substituir a frota de aeronaves T-44C Pegasus na Estação Aérea Naval Corpus Christi.