Embraer terá apoio de R$ 147 milhões da Finep para novas tecnologias do radar de defesa aérea SABER M200 Multimissão

Imagem: Divulgação – Embraer

A Embraer informa que assinou hoje, 4 de dezembro, na Mostra BID, Feira Nacional de Defesa e Segurança, um contrato com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 147 milhões, para a conclusão das novas tecnologias que serão utilizadas no radar SABER M200 Multimissão.

O equipamento tático transportável, otimizado para defesa aérea de média altura, vigilância e alerta aéreo antecipado com a identificação amigo ou inimigo (IFF) e controle de tráfego aéreo militar, ampliará as capacidades operacionais com objetivo de garantir a prontidão para os futuros sistemas de defesa aérea a serem empregados em benefício das Forças Armadas brasileiras.

“O apoio da Finep ao desenvolvimento do Radar M200 multimissão representa a continuidade de uma longa tradição de apoio ao desenvolvimento de uma família de radares pelo Exército Brasileiro. O Radar M200 Multimissão será instrumento fundamental para constituirmos um Sistema de Defesa Antiaérea de Média Altura, essencial para fortalecer a capacidade de dissuasão de nosso país”, afirmou o presidente da Finep, Celso Pansera.

“A assinatura deste contrato reforça o nosso compromisso no desenvolvimento de equipamentos e soluções com alto conteúdo tecnológico nacional”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “Contar com o apoio da Finep para esse importante passo é fundamental para desenvolver e manter maior autonomia e soberania para uma tecnologia estratégica como essa”.

Imagem: Divulgação – Embraer

O radar SABER M200 Multimissão faz parte do Planejamento Estratégico do Exército Brasileiro e da Embraer e conta com o apoio do Governo Brasileiro para o desenvolvimento de tecnologias de radares AESA (do inglês, Active Electronically Scanned Array ou de varredura eletrônica ativa) genuinamente nacionais e independentes, para o seu emprego das Forças Armadas brasileiras e também para a exportação.

Informações da Embraer

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Rio Grande do Norte cresce 15% em número de passageiros e...

0
Atividade turística retomou números pré-pandêmicos e registra um aumento de 15% no segundo semestre do ano passado em relação ao mesmo.