Embraer vai apresentar o avião Super Tucano na Ucrânia

A brasileira Embraer busca mais um cliente estrangeiro para o caça de ataque leve Super Tucano, e agora prospecta no leste europeu, especificamente na Ucrânia.

U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Larry E. Reid Jr.

O país da Europa oriental, que até hoje enfrenta um ambiente de tensão com os russos, é um dos países não membros mais próximos da OTAN e tem se armado bastante nos últimos tempos.

Em 2020 os ucranianos admitiram oficialmente estarem interessados no avião brasileiro, que é utilizado para suporte aéreo aproximado e ataque leve, principalmente contra posições inimigas sem muita proteção da cavalaria mecanizada como tanques e canhões anti-aéreos.

Inclusive, foi esclarecido que o avião brasileiro seria utilizado para substituir o jato L-39 Albatros, de origem checoslovaca, utilizado para treinamento avançado, mas que também pode levar uma quantidade de armamentos em suas asas.

Já ontem (15), a Embraer revelou que estará no XVII International Exhibition, Arms and Security 2021 em Kiev, na Ucrânia, apresentando o Super Tucano. Na Conferência, será apresentada oficialmente à aeronave e existem boas perspectivas para um anúncio de intenção de compra em breve.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias