Embraer vai apresentar o avião Super Tucano na Ucrânia

A brasileira Embraer busca mais um cliente estrangeiro para o caça de ataque leve Super Tucano, e agora prospecta no leste europeu, especificamente na Ucrânia.

U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Larry E. Reid Jr.

O país da Europa oriental, que até hoje enfrenta um ambiente de tensão com os russos, é um dos países não membros mais próximos da OTAN e tem se armado bastante nos últimos tempos.

Em 2020 os ucranianos admitiram oficialmente estarem interessados no avião brasileiro, que é utilizado para suporte aéreo aproximado e ataque leve, principalmente contra posições inimigas sem muita proteção da cavalaria mecanizada como tanques e canhões anti-aéreos.

Inclusive, foi esclarecido que o avião brasileiro seria utilizado para substituir o jato L-39 Albatros, de origem checoslovaca, utilizado para treinamento avançado, mas que também pode levar uma quantidade de armamentos em suas asas.

Já ontem (15), a Embraer revelou que estará no XVII International Exhibition, Arms and Security 2021 em Kiev, na Ucrânia, apresentando o Super Tucano. Na Conferência, será apresentada oficialmente à aeronave e existem boas perspectivas para um anúncio de intenção de compra em breve.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias