Embraers da FAB decolam rumo à China para resgate, acompanhe ao vivo

Após o anúncio de ontem do governo brasileiro sobre o resgate dos brasileiros na China devido ao Coronavírus, a FAB já enviou os jatos Embraer para a missão.

Embraer FAB

Como adiantamos ontem, os dois jatos Embraer Lineage 1000 (E190) decolaram da Base Aérea de Brasília rumo à Wuhan na China, epicentro do vírus.

As aeronaves irão fazer ao todo quatro paradas: uma daqui a pouco em Fortaleza, e depois em Las Palmas nas Ilhas Canárias, em Varsóvia na Polônia e em Ürümqi na China, antes de chegar em Wuhan.

Será uma longa jornada que irá demorar quase 48 horas (dois dias). Parte dela poderá ser acompanhada em tempo real pelo RadarBox24.

O site é um similar do FlightRadar24 (FR24), porém, por não ser popular, muitos aviões que estão bloqueados no FR24 aparecem nele, que é o caso dos dois E190 da FAB.

As aeronaves só aparecerem em áreas MLAT – Multilateração – que utiliza quatro ou mais receptores de sinais do transponder para deteminar a posição estimada da aeronave.

Isto é necessário porque os jatos da FAB não são equipados com a tecnologia ADS-B, que é mais precisa e necessita de apenas um receptor em solo (e é de onde a maioria dos voos do FR24 são transmitidos).

No momento da publicação desta matéria as aeronaves estão se aproximando de Fortaleza, a primeira parada da longa jornada. Para achar os aviões, é necessário procurá-los manualmente, pela identificação 2590 e 2591, com a tag E190 logo abaixo conforme a foto do início desta matéria.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias