Início Aeroportos

Embratur deve assinar acordos para ampliar malha aérea em evento surpresa no Aeroporto do Galeão

Imagem: Governo Federal Brasileiro / CC BY 3.0 BR, via Wikimedia Commons

A Embratur celebra, nesta quinta-feira (8), no Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), no Rio de Janeiro, o recorde histórico de receitas oriundas do turismo internacional: foram US$ 6,9 bilhões, o equivalente a R$ 34,5 bilhões, maior resultado da série histórica iniciada em 1995. Para comemorar a marca, a Agência prepara uma ação surpresa para receber os turistas estrangeiros com samba, gastronomia e carnaval.

O evento “Turismo que Transforma” começará no Aeroporto de Santiago, no Chile, num voo que irá levar chilenos para o Carnaval carioca, e terminará com uma cerimônia no RIOgaleão que envolve uma recepção surpresa para os visitantes. O objetivo é agradecer aos turistas que ajudaram o Brasil a bater esse recorde. 

O evento terá dois momentos: o primeiro será uma recepção carnavalesca com música e gastronomia nacionais, e o segundo, de caráter oficial, com ministros de estado e representantes do trade turístico, ocasião em que serão assinados acordos de parcerias. Ambos serão realizados no setor de desembarque do terminal.

A ação contará com a presença do presidente da Agência, Marcelo Freixo, dos ministros do Turismo, Celso Sabino, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, do prefeito Eduardo Paes, do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do presidente da RIOgaleão, Alexandre Monteiro, além de representantes do trade turístico nacional como Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav, e Jurema Monteiro, presidente da Abear. 

É um momento de celebrar esse recorde com uma surpresa para o turista estrangeiro que simboliza nosso maior ativo, a receptividade e a alegria do povo brasileiro. Mas é também um momento de olhar para frente, de firmar parcerias para seguir ampliando a conectividade aérea e a qualificação dos nossos serviços turísticos no Rio de Janeiro e em todo o país. Quando o turismo cresce, é mais emprego e renda aqui no Brasil”, destaca Marcelo Freixo.

Assinaturas de acordos

Na oportunidade, também haverá a assinatura de acordos para ampliar a malha aérea internacional com companhias aéreas nacionais e estrangeiras. Haverá também a assinatura de parceria entre a Embratur e a Prefeitura do Rio de Janeiro com o objetivo de implementar um monitoramento de dados em estatísticas do turismo carioca.

A parceria é inédita e visa construir a primeira iniciativa com base nas orientações da ONU Turismo (antiga OMT) para o Monitoramento da Sustentabilidade do Turismo, que servirá como base futura para outras cidades turísticas no Brasil que passarão a contribuir com a Embratur na geração de inteligência.

Em 2023, o Brasil retornou aos patamares pré-pandemia em número de turistas internacionais que ingressaram no país, com cerca de 6 milhões de visitantes. No período, a chegada de chilenos foi a maior da série histórica, o que recolocou o país andino na terceira colocação entre os principais emissores. Foram 458,5 mil, o equivalente a 7,7% do total de turistas internacionais recebidos.

Informações da Embratur

Leia mais:

Sair da versão mobile