Início Empresas Aéreas

Emerge do hangar de montagem o primeiro Airbus A330neo da ITA, que em breve voará ao Brasil

Foto: ITA Airways

Na sexta-feira, dia 31 de março, o primeiro Airbus A330-900neo da ITA Airways emergiu do hangar em Toulouse, onde estava passando pela linha de montagem final. O modelo com motor Rolls-Royce Trent 7000 ostenta a vistosa pintura da companhia aérea italiana e deve se juntar à frota no verão.

Além disso, como o AEROIN antecipou em primeira mão, a aeronave será usada em voos para o Brasil a partir deste ano, entregando uma experiência mais padronizada aos passageiros, que já voam no Airbus A350 na rota entre Roma e São Paulo. Além disso, o novo modelo chega para substituir gradativamente os A330-200 mais antigos.

A ITA Airways já havia expressado seu entusiasmo com a aquisição do A330neo, dizendo que a aeronave era “excepcionalmente eficiente em termos de combustível, permitindo que a transportadora aumente ainda mais a sua presença em rotas de longo curso”.

Nos últimos 12 meses, em meio ao seu processo de estruturação, a transportadora já havia estreado três outros tipos de Airbus, sendo o primeiro o A350-900 no verão de 2022, o A220-300 em outubro e o A320neo em fevereiro deste ano. Ainda este ano, a ITA deve receber seu primeiro A220-100.

Enquanto se organiza operacionalmente, o governo italiano, dono da empresa, persegue um avanço nas negociações com o Grupo Lufthansa sobre a participação deste último na ITA. O presidente-executivo da empresa alemã, Carsten Spohr, tem demonstrado otimismo quanto às perspectivas de um acordo ser alcançado até o final de um período de exclusividade, previsto para o dia 24 de abril.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile