Emirates posterga novamente o recebimento do Boeing 777X

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O maior avião bimotor do mundo irá demorar mais tempo para fazer o seu debut na maior operadora do modelo, a Emirates.

A empresa árabe tem 115 encomendas do Boeing 777X, combinados ambos os modelos 777-8X e do 777-9X, sendo este último o maior bimotor já fabricado. Porém, a aeronave sofreu com atrasos constantes de projeto que, combinados com a pandemia, empurraram as entregas para muito além do esperado.

“Era para ser entregue em junho deste ano, depois passou para 2021, e depois para 2022. O programa de certificação do jato e do motor ainda não foi finalizado”, afirmara Tim Clark, CEO da Emirates, em novembro.

A nova informação sobre a entrega veio junto com o anúncio da nova Econômica Premium do A380, foi confirmado que a aeronave irá chegar apenas em 2023, três anos depois do esperado. Com isso, a empresa não deverá ser mais a co-estreante do modelo, que agora deverá ser lançado pela Lufthansa em meados de 2022.

Outras empresas como a Qatar, Cathay, Etihad, British Airways e ANA estão sem prazo para receber o 777X ou irão receber só depois de 2025. A pandemia do coronavírus trouxe mais incertezas quantos às datas do programa do avião que será o maior em fabricação do mundo após o encerramento das linha de produção do 747-8 e do Airbus A380 em 2022 e 2021, respectivamente.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias