Início Variedades

Emirates sob polêmica após sistema a bordo mostrar áreas invadidas da Ucrânia como sendo russas

Imagem: Emirates

Uma polêmica surgiu sobre a empresa aérea Emirates dias atrás, depois que um passageiro fez um vídeo e publicou no Twitter, mostrando que o premiado sistema de entretenimento de bordo da companhia aérea árabe está listando uma região ucraniana como pertencente à Rússia.

Como relata o portal Avianews, que postou o vídeo na rede social, Donetsk, metrópole ucraniana considerada o centro do contestado Donbass, está incluída incorretamente em uma lista de cidades como parte da Rússia. 

O local é contestado. Três dias antes do ataque à Ucrânia, em 24 de fevereiro, o presidente russo, Vladimir Putin, reconheceu as autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, como estados independentes. Apenas Rússia e a Coreia do Norte reconheceram a região desta forma com objetivo de legitimar a invasão.

Apesar dessa situação poder ser apenas um erro, não dá para cravar que seja, sobretudo porque há outras situações em que governos pressionam para a difusão de informações que lhes convêm.

Um dos casos mais emblemáticos envolve a China, que pressiona as companhias aéreas para que coloquem Taiwan como parte de seu território, sob pena de retaliações. Como o mercado chinês é importante, as companhias aéreas atendem, como é o caso das gigantes British Airways, Air France, Emirates, e Lufthansa.

Outro caso famoso envolveu outra chinesa, a Hainan Airlines, que recebeu críticas por mostrar o mapa do Oriente Médio sem Israel, mas com os Territórios Autônomos da Palestina no lugar.

Sobre a questão ucraniana, de acordo com o próprio Avianews, nos últimos anos muitas companhias aéreas marcaram a Crimeia, outra região em disputa, como sendo russa em mapas, mas nunca as áreas e cidades de Donbass, como agora. Veja abaixo a captura da tela do sistema da Emirates e acima o vídeo mostrando onde está a informação.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.