Início Empresas Aéreas

Empresa aérea chega aos 100 anos em má forma, com só um avião e uma rota

Foto de Alan Lebeda, GFDL 1.2, via Wikimedia

Este ano, a CSA Czech Airlines, uma companhia aérea nacional tcheca, comemorará seu 100º aniversário. Apesar de ser uma das poucas companhias aéreas sobreviventes que se originaram na década de 1920, pouco depois de quando o avião foi inventado, ela hoje tem uma situação bastante complicada.

Durante a pandemia, a CSA quase faliu. Em outubro de 2020, a aérea declarou falência, enquanto credores exigiam pagamentos atrasados. No entanto, os tchecos conseguiram escapar do destino e recuperar sua força até que, no ano passado, a CSA anunciaram uma tentativa de expansão.

E desta forma será feito. Nas próximas semanas, a companhia aérea tcheca receberá um segundo Airbus A320 alugado. Em 2024, quer voar com quatro Airbus A220-300, embora ainda não tenha sido divulgado em quais rotas eles servirão.

Para comemorar o aniversário da companhia aérea, o único Airbus A320, com o registro OK-HEU, foi decorado com uma inscrição vermelha que orgulhosamente diz “100 anos”. Através desta aeronave, a mensagem da CSA será levada ao mundo, ou melhor, para sua única rota, ligando Praga a Paris.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile