Empresa aérea escandinava terá aeronaves leiloadas, incluindo dois modernos A350

Avião Airbus A350-900 SAS Scandinavian Airlines
Airbus A350-900 da SAS- Imagem: Dylan T / CC BY 2.0, via Wikimedia

No dia 6 de julho, acontecerá o leilão de dois Airbus A350 que faziam parte da frota da companhia aérea multinacional Scandinavian Airlines System (SAS), conforme noticiado pelo Aviacionline.

Em setembro de 2022, soube-se que a companhia aérea buscaria devolver dez aeronaves às empresas de leasing proprietárias desses dispositivos. A mudança seria parte do processo voluntário de reestruturação que a SAS estava realizando sob a proteção do Capítulo 11 da Lei de Falências dos Estados Unidos. A lista publicada incluía um Boeing 737-700, três Airbus A320neo, um A321, três A330-300 e os dois A350-900.

A primeira das duas aeronaves de fuselagem larga a serem leiloadas em breve é a de ex-matrícula SE-RSB (MSN 378). Ela está armazenada em Victorville, nos EUA, desde janeiro de 2023. Atualmente, o jato carrega o registro irlandês EI-HJZ e é propriedade da Sparrow Aviation Holding, com sede em Dublin.

O segundo deles é o A350-900, que operou pela SAS com a matrícula SE-RSC (MSN 391). A companhia aérea havia alugado o jato da FS World Leasing Co. A aeronave está armazenada em Tarbes, na França, desde novembro de 2022.

A intenção das empresas de leasing, donas dos ativos, é vendê-los para quem fizer a melhor oferta. Também serão colocados à venda todos os equipamentos, documentos e registros relacionados à aeronave, bem como os processos falimentares.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias