Início Empresas Aéreas

Empresa aérea mal começou a voar e já está sendo investigada por propaganda enganosa

A Superintendência de Transportes da Colômbia abriu uma investigação contra a Ultra Air. As ações começaram depois que a Avianca denunciou, no final de março, a oferta de voos por parte da low-cost sem que tivesse os respectivos slots para operá-los.

Conforme noticiado pelo El Tiempo na última quinta-feira, 5 de maio, a Superintendência de Transportes emitiu a resolução 1419, que indica a abertura da investigação sobre duas condutas da companhia aérea.

A primeira destas investigações incidirá sobre a alegada divulgação de publicidade enganosa, que é proibido pelo estatuto do consumidor. De acordo com a resolução, a Ultra Air teria enganado os usuários do serviço de transporte com o anúncio dos destinos autorizados, já que ainda não tinha autorização para operá-los. A segunda conduta é a suposta violação das condições em que as informações devem ser fornecidas aos usuários.

“A Ultra Air SAS teria disponibilizado informação sobre a venda de voos no seu portal web que não corresponderia à realidade do serviço oferecido”lê-se num dos considerandos da resolução. Segundo o órgão, a companhia aérea teria, assim, fornecido informações que não são reais para os usuários. Como não dispunha dos slots necessários no momento da oferta, não poderia prestar o serviço nos termos oferecidos.

Como salienta o Aviacionline, a multa a ser aplicada, se comprovada a primeira acusação, seria de até 487 mil dólares. Para a segunda acusação, a multa seria de pouco mais de cem mil dólares.

A Ultra Air, que iniciou voos em março passado, respondeu a uma consulta feita pelo Aviacionline indicando que, no momento, não se pronunciará sobre o assunto, pois está sujeito a revisão interna.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile