Empresa aérea maltesa Galistair solicita aprovação para voar ao Brasil

Foto: Galistair

A companhia aérea maltesa Galistair solicitou aprovação ao regulador brasileiro para fazer voos não-regulares de carga aérea a destinos em território nacional. Fontes próximas da operação citam como destino o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (Galeão). O pedido ainda tramita e aguarda aprovação.

Segundo consta do site da empresa aérea, ela conta com duas aeronaves cargueiras do modelo Airbus A330-300, de matrículas EI-MAE (foto desta matéria) e 9H-VDC, com capacidade para 63 toneladas de carga.

A companhia aérea nasceu na Espanha e tem uma história conturbada. Num primeiro momento, a empresa deu vida ao “esquecido” aeroporto de Ciudad Real, construído para desafogar Madri (Barajas), mas que nunca foi massivamente usado por sua distância da capital espanhola. Dali, partiam seus voos fretados para grupos ou operados em nome de outras empresas, o que sempre foi seu modelo de negócios.

Veio a pandemia e a empresa sofreu com a falta de contratos, vindo a fechar as portas na Espanha. Recentemente, reabriu como uma entidade de Malta e quatro aeronaves, sendo dois Airbus A320 de passageiros e dois A330 de carga. Segue sua missão como operadora ACMI, isto é, especializada em prover capacidade extra a empresas do mundo todo, na medida em que necessitem.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias