Empresa aérea nigeriana recebe Airbus A340 com apenas 2 assentos na classe executiva

Recentemente, reportamos que a pequena empresa nigeriana Azman Air estava adquirindo um dos Airbus A340-600 aposentados pela Virgin Atlantic. Enfim, a empresa já o recebeu, mas ele veio com apenas dois assentos na Classe Executiva.

Azman Air

A Azman Air é uma companhia aérea doméstica com sede no Aeroporto Internacional Mallam Aminu Kano, da Nigéria. Fundada em 2010, atualmente ela opera uma frota de cinco Boeing 737 para 11 aeroportos espalhados pelo seu país. 

No entanto, a companhia aérea adicionou como uma sexta aeronave à sua frota nada menos do que um gigante Airbus A340-600, que veio com configuração de cabine particularmente interessante.

Arranjo estranho

O primeiro Airbus A340 da Azman Air tem um arranjo de assentos realmente estranho. A maioria dos passageiros estará sentado na cabine econômica da aeronave, com capacidade para 411 viajantes em uma configuração 2-4-2. 

Houve muita festa na chegada do A340

Até aqui normal, mas a classe executiva é que tem algo estranho. Aninhada num diminuto espaço à frente da cabine, no meio da aeronave, está a cabine executiva. Consiste em, pasme, dois assentos marrons sem qualquer separação da cabine principal por nenhum anteparo. É como se alguém simplesmente tivesse esquecido eles ali.

Também sobra uma interrogação em nossa cabeça sobre quais rotas seriam realizadas com a aeronave, já que não houve nenhum anúncio e hoje a empresa apenas faz curtos voos domésticos, muito aquém da capacidade de alcance do quadrijato.

Azman

A nova aeronave da Azman Air

A aeronave entregue para a Azman Air tem 14 anos de idade. Com o número de série 765, o A340 foi originalmente entregue à Virgin Atlantic em agosto de 2006, de acordo com o PlaneSpotters.net. Em outubro de 2019, a máquina foi devolvida à sua locatária Doric Aviation.

Foi então transportada para Bournemouth, onde permaneceu. Em vez de ser descartada, como vimos acontecer recentemente com outros A340, a aeronave recebeu uma nova vida com seu novo proprietário nigeriano.

Enquanto estava em Bournemouth, a aeronave foi transferida da Doric para o European Aviation Group. Além disso, a aeronave foi repintada com as cores da Azman Air e o interior também foi reformado com o novo leiaute de 2 lugares executivos e 411 econômicos.

Atualmente, a companhia aérea voa apenas internamente na Nigéria, utilizando sua frota de cinco aeronaves Boeing 737. Eles voam para onze destinos. Com o Airbus A340, a empresa agora tem a opção de aumentar massivamente sua capacidade em algumas rotas domésticas, ou talvez procure expandir sua rede para destinos mais distantes. 

Uma coisa é certa: a aviação africana sempre reserva muitas “boas” surpresas. Vamos ver que gato sai dessa caixa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Novo edital de concessão para o aeroporto de Jaguaruna (SC) entra...

0
Proposta de parceria público-privada (PPP) prevê investimentos durante a exploração, manutenção e expansão do aeroporto no prazo de 30 anos.