Empresa aérea que voa para o Brasil é sancionada após transportar armas para a Venezuela

Foto de Gerard van der Schaaf, CC

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, através do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) atualizou sua lista de sanções e incluiu, entre outras pessoas e empresas russas, a companhia aérea Aviacon Zitotrans. Essa mesma empresa realiza voos esporádicos ao Brasil, na maioria das vezes fazendo escala técnica de reabastecimento, usando grandes aeronaves de carga.

A Aviacon Zitotrans é uma transportadora de carga privada que opera cinco jatos Ilyushin IL-76, quatro das quais passaram a figurar da lista da OFAC. Essas aeronaves sancionadas têm matrículas RA-76502, RA-76842, RA-76846 e RA-78765. Curiosamente, e os EUA não explicam o motivo, o outro jato, de matrícula RA-76807 não foi sancionado.

Segundo a OFAC, a Aviacon Zitotrans enviou material de defesa para a Venezuela, África e outros locais. Como exemplo de seus esforços, em setembro de 2022, a Aviacon Zitotrans procurou usar uma empresa turca e diplomatas turcos para facilitar a venda de equipamentos de defesa russos no exterior em nome da Rosoboroneksport OAO, uma empresa de defesa estatal da Federação Russa já sancionada pelos EUA. 

Uma das visitas mais recentes de uma aeronave da Aviacon Zitotran aos Brasil aconteceu em abril do ano passado, como reportado pelo AEROIN, fazendo uma escala técnica em Belém, antes de seguir para a Rússia. Na época, o avião havia decolado de Lima, no Peru.

Como a empresa está sancionada agora, existem poucas chances de ver essas aeronaves em território brasileiro novamente, pois diminui a possibilidade de algum fornecedor de combustível, por exemplo, de atendê-las.

Outras sanções desta última atualização também incluem o jato executivo Bombardier Global 6000 operado em nome do oligarca sancionado Sergei Adonev. Por fim, a fabricante de aeronaves Ural Civil Aviation Works, que produz o turboélice LMS-901 Baikal, também foi embargada.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias