Empresa aérea vai tirar o ‘Z’ da cauda dos aviões por causa da guerra na Ucrânia

A companhia aérea japonesa Zipair, com sede em Tóquio, mandou remover o logotipo com o “Z” do estabilizador vertical de suas aeronaves, para evitar mal-entendidos sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia. A transportadora de baixo custo, de propriedade da Japan Airlines, disse na quarta-feira (15) que tomou essa decisão por entender que a letra se tornou um símbolo pró-guerra, a qual pode ser visto em veículos militares russos.

Como menciona um comunicado oficial, as modificações na pintura das quatro aeronaves Boeing 787-8 da companhia ocorrerão a partir de 18 de junho. O novo logotipo será um padrão geométrico em verde, preto e branco, disse a empresa.

A Zipair, que iniciou suas operações em 2020 como transportadora de baixo custo especializada em voos internacionais, e planeja lançar sua sexta rota para San Jose, Califórnia, em dezembro. A companhia aérea atualmente opera voos conectando Narita com Bangkok, Seul, Honolulu, Cingapura e Los Angeles.

O uso de letras “Z” e “V” pela Rússia em seus veículos não é novidade, pois ambos foram usados ​antes, durante a guerra na Síria e na invasão russa da Crimeia em 2015. Como tal, “Z” significa distrito militar oriental, enquanto “V” denota infantaria naval.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias