Enquanto algumas das maiores companhias aéreas do mundo deixam de lado os super jumbos Airbus A380, cuja economia não se justificaria no atual momento econômico, outras seguem firmes e apostando na aeronave. Nesse segundo grupo estaria uma estreante no Reino Unido, chamada de Global Airlines, como tem reportado a imprensa local.
Segundo indicam matérias da última semana, a companhia aérea estreante teria completado a aquisição de um Airbus A380, que seria o primeiro de três jatos do modelo que teria intenção de operar. O modelo de negócios ainda não está totalmente claro, mas a companhia indicou que espera voar em rotas ligando o Reino Unido aos Estados Unidos a partir da primavera de 2024.
A imprensa britânica detalha que a aquisição da aeronave foi feita a partir da empresa alemã de financiamento de aeronaves Doric Aviation, mas o valor da aquisição não foi divulgado.
Não obstante, o fundador e CEO da Global Airlines, James Asquith, disse “nossa aspiração é ser a melhor maneira de voar e o A380 – com seus níveis incomparáveis de espaço, conforto e serviço – será absolutamente central para alcançar essa visão. A compra de nossa primeira aeronave demonstra que estamos no caminho certo para lançar a Global”.
Pouco se sabe sobre o projeto, mas seu êxito dependerá da capacidade de entregar onde seus concorrentes têm limitações. Por outro lado, a Global Airlines estaria apostando em rotas altamente competitivas com uma aeronave menos eficiente do ponto de vista de custos, se comparado com bimotores mais modernos.