Empresa camaronesa tem Embraer E195 parado há mais de um mês após problema em voo

Foto: Austrian Airlines

Uma aeronave Embraer E195-E1, alugada pela grega Marathon Airlines para a transportadora nacional camaronesa, Camair-Co, encontra-se em solo há um mês desde a sua chegada em 24 de março, como informa o Newsaero.

Desde 30 de abril, a aeronave E195-E1 (de msn 361, matrícula SX-RMA, e 14 anos de idade) está parada no Aeroporto Internacional de Douala. O avião, alugado sob um contrato ACMI da Marathon Airlines, foi forçado a retornar enquanto voava entre Douala e Yaoundé, as duas principais cidades do país, de acordo com os dados do RadarBox. Uma fonte dentro da empresa revelou que a aeronave teve uma falha no motor.

O aterramento desta aeronave, que chegou no mesmo mês de um E190-E1 e de um E175 de 88 assentos, ambos também alugados sob contratos ACMI da Marathon Airlines, explica em parte o atraso na anunciada expansão da rede regional da Camair-Co.

A companhia aérea havia anunciado anteriormente o lançamento de novas rotas para Cotonou, Pointe-Noire e Brazzaville respectivamente em 13 e 28 de maio.

As novas datas de lançamento para essas rotas estão agora definidas para 7 de junho para a capital do Benin e 8 de junho para os dois destinos congoleses, conforme confirmado pelo diretor de planejamento de rede de rotas, Behramjee Ghadially.

Essa mudança foi possível devido à volta ao serviço desde o início de maio do seu Boeing 737-700, com um segundo do mesmo modelo também previsto para retornar da manutenção em Addis Ababa, onde está desde novembro de 2021.

Além da aeronave Embraer E195 encalhada, a frota da Camair-Co inclui duas aeronaves Dash 8-400 (de propriedade do Regional One), duas aeronaves Embraer-E145 e E135 alugadas da Cronos Airlines, uma empresa irmã da Marathon Airlines, todas sob a propriedade do empresário grego Andrew Kaiafas. Atualmente estão em solo duas aeronaves MA60 e um Boeing 767-300 armazenado em Addis Ababa desde 2018, com um futuro incerto à frente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias