Empresa cancela, de uma vez, pedido de 60 jatos Airbus A330neo

Um desfalque na carteira de pedidos da Airbus foi sentido ontem, quando a fabricante divulgou os números de suas encomendas no primeiro trimestre de 2022.

Foto por Clément Alloing

No total, foram 63 jatos A330neo retirados das encomendas pendentes de entrega da Airbus, todos de uma só companhia aérea: A AirAsia X da Malásia.

A companhia aérea de baixo-custo, focada em voos longos, é uma subsidiária da AirAsia, que já se consagrou como principal companhia aérea de baixo-custo do sudeste asiático. Esta nova divisão, criada em 2007, utiliza hoje apenas jatos Airbus A330-300ceo, fazendo voos da Malásia para toda a Ásia, Oceania e parte da Europa.

No entanto, este modelo de negócio ficou comprometido com a pandemia do coronavírus, que fechou as fronteiras, e na Ásia as restrições ainda continuam fortes, tornando inviáveis as viagens de turismo.

Com isso a companhia entrou com um processo de reestruturação e reduziu seu tamanho, vindo a determinar que apenas 15 jatos A330neo serão recebidos. Isso de uma encomenda que originalmente começou com 100 unidades, foi para 78 e agora para quase uma dúzia.

Outro avião que teve seus pedidos cortados pela Air Asia X foi o A321XLR de corredor único, passando de 30 para 20 unidades encomendadas segundo os analistas da AirInsight.

Com essa redução, o A330neo conta agora com 262 encomendas remanescentes, sendo 12 da TAP. A Azul ainda irá receber um jato do modelo, na cor rosa, mas ele já consta como entregue já que a empresa aérea decidiu estocar ele até o mercado internacional ter maior reação e establidade.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Abertas inscrições do Mestrado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica na área...

0
O processo seletivo será composto por aplicação de prova teórica e análise curricular. O curso será presencial, no ITA, com duração prevista