Empresa de leasing de aviões anuncia parceria de $1 bilhão com a Volocopter

Aeronave eVTOL VoloCity – Imagem: Volocopter

A Aviation Capital Group LLC (ACG), importante gestora norte-americana de aeronaves para leasing (arrendamento), anunciou na quinta-feira, 10 de fevereiro, que celebrou um Acordo de Princípio com a alemã Volocopter, especializada em mobilidade aérea urbana (UAM), para desenvolver soluções de financiamento que ajudarão na venda da família de aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem na vertical (eVTOL) da Volocopter por até $1 bilhão.

As entregas devem começar assim que a aeronave for certificada para uso comercial pelas respectivas autoridades de aviação civil, a Agência de Segurança da Aviação da União Europeia (EASA) e a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA).

Para os clientes da Volocopter, este acordo oferecerá uma opção e uma oportunidade de arrendamento da aeronave por meio de esquemas de financiamento, como é habitual no setor de aviação.

“Esta transação destaca o compromisso contínuo da ACG em reduzir o impacto ambiental da indústria da aviação e trabalhar para um futuro mais limpo e sustentável”, disse Tom Baker, CEO e presidente da ACG.

A transação se baseia na parceria existente entre a Volocopter e a empresa controladora da ACG, Tokyo Century, que é um dos primeiros investidores em ações da Volocopter.

“Este acordo permitirá que nossos negócios comecem a funcionar após a certificação da aeronave”, disse Florian Reuter, CEO da Volocopter. “Significa a confiança da ACG e do nosso investidor Tokyo Century na liderança da Volocopter no mercado de UAM. Somos gratos por essa parceria, pois esse financiamento representa outra pedra angular do ecossistema essencial para dimensionar a UAM.”

VoloConnect – Imagem: Volocopter

Espera-se que o mercado endereçável total de UAM valha € 241 bilhões até 2035. O mercado em que a Volocopter opera é voltado exclusivamente para voar acima e ao redor das megacidades densamente povoadas do mundo.

A família Volocopter de aeronaves eVTOL voa completamente livre de emissões e oferece transporte como serviço tanto para passageiros (VoloCity e VoloConnect) quanto para mercadorias (VoloDrone). Além disso, todas as aeronaves são projetadas com baixa complexidade para atender às necessidades deste mercado e cliente, bem como os mais altos padrões de segurança aeronáutica e emissões baixas de ruído que as tornam ideais para viagens no centro da cidade.

A Volocopter é a primeira e única desenvolvedora de eVTOL a ter Design Organization Approval (DOA) e Production Organization Approval (POA), dois marcos reguladores estratégicos necessários para lançar serviços comerciais.

VoloDrone – Imagem: SERU Film Produktion GmbH / CC BY 4.0, via Wikimedia Commons

O acordo entre a ACG e a Volocopter permitirá o dimensionamento dos negócios comerciais logo após a certificação, atendendo em até $ 1 bilhão a demanda dos clientes por aeronaves. Espera-se que todas as aeronaves da Volocopter – VoloCity, VoloConnect e VoloDrone – sejam cobertas pelo acordo.

Por se tratar de um Acordo de Princípio, a transação continua sujeita a negociação e assinatura de um acordo definitivo e condições habituais de fechamento.

Informações da Aviation Capital Group

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias