Empresa de leasing processa seguradoras por aviões apreendidos na Rússia

A Carlyle Aviation Partners, a divisão de aviação da empresa de private equity The Carlyle Group, processou um grupo de companhias de seguros após alegar que elas não assumiram a responsabilidade pelas perdas decorrentes da apreensão de aeronaves alugadas de companhias aéreas russas após o início da guerra na Ucrânia, disse uma matéria da Bloomberg.

A Carlyle Aviation, que fornece soluções de leasing de aeronaves e gerenciamento de ativos de motores e equipamentos, alugou um total de 23 aeronaves de operadoras sediadas na Rússia. Em 27 de fevereiro, três dias após a invasão russa do território ucraniano, as companhias aéreas informaram que não poderiam retirar os aviões do país devido a restrições e fechamentos do espaço aéreo. Até hoje, todos eles permanecem na Rússia.

Cita o Aviacionline que a Carlyle Aviation processou mais de uma dúzia de seguradoras e resseguradoras em um tribunal de Miami, cidade onde a empresa está sediada. Entre os listados estão American International Group UK, Chubb European Group SE e Berkshire Hathaway International Insurance Ltd.

A Carlyle Aviation relatou quebras de contrato e violação de obrigações de boa fé. Além disso, pediu danos, que serão determinados em julgamento. “Os réus não cumpriram sua parte do acordo”, disse a empresa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias