Início Sem categoria

Empresa implanta seis grandes helicópteros para a temporada de incêndios florestais no Chile

Imagem: Ecocopter

A empresa Ecocopter, junto com a Babcock, adicionou seis helicópteros à operação de combate a incêndios florestais no Chile, fortalecendo assim os esforços atuais. Estes se juntarão ao McDonnell Douglas DC-9 da Erickson Aero Tanker, que opera no país sul-americano desde 1º de dezembro de 2023.

A Corporação Nacional Florestal (CONAF) publica números diários atualizados sobre a temporada de incêndios 2023-2024, registrando mais de 1.714 incêndios florestais no Chile, afetando aproximadamente 15 mil hectares.

O gerente geral da Ecocopter Chile, Armando Weinberger, destacou: “Na Ecocopter, contribuímos para a necessidade de recursos aéreos no combate aos incêndios florestais através de entidades estatais e florestais, incorporando aeronaves de alto nível, alta tecnologia e eficiência para este tipo de emergência, que foi agravado pela crise climática.

Tanto o Estado como o setor privado ativaram atempadamente os mecanismos para terem os meios adequados para evitar uma tragédia de proporções, e nós, com nossa experiência, parceiros internacionais e consciência da urgência desta necessidade, queremos dar uma contribuição colaborando do ar com helicópteros e aeronaves de classe mundial”, acrescentou Weinberger.

O DC9 da Erickson Aero Tanker está apoiando emergências nas regiões de Valparaíso e Metropolitana. Nos próximos dias, dois helicópteros Super Puma AS332L2 serão incorporados para operar em missões de combate a incêndios nas regiões de Biobío e Araucanía reporta o Aviacionline.

Os Super Puma AS332L2 têm capacidade para lançar até 3.500 litros de água e têm autonomia de voo de 3 horas. São equipados com sistema de combate a incêndio que opera com Heli Bucket para carregamento de água com possibilidade de descargas sequenciais. Além disso, a aeronave pode transportar 16 brigadistas ou bombeiros.

Também chegarão ao Chile dois helicópteros Kamov equipados com sistema Heli Bucket com capacidade de 5.000 litros. Ao contrário dos Super Pumas, esta aeronave pode descarregar água ou retardante.

Mauricio Neira, Gerente Florestal da Ecocopter, afirmou: “A presença desses helicópteros no Chile nos dá garantia e um exemplo de como o Estado e a indústria florestal estão se preparando para enfrentar a emergência da melhor forma possível, e assim prevenir que esses tipos de catástrofes se espalhem e possam ser controladas com aeronaves rápidas, versáteis e eficientes e tripulações especializadas de classe mundial.

Por fim, o Chile contará com dois helicópteros Erickson S-64 Aircrane, considerados os maiores e mais eficientes do gênero no mundo. Estas aeronaves terão a missão de proteger os centros urbanos e industriais das regiões centro-sul do país, trabalhando no avanço do fogo e evitando que este se espalhe para áreas povoadas.

Francisco Arriagada, Gerente Comercial da Ecocopter, afirmou: “Para esta temporada consolidamos uma frota de primeira classe com estes seis helicópteros conhecidos mundialmente pela sua eficácia no combate a incêndios, além das aeronaves Erickson Aero Tanker DC9 e outros cinco Airbus H125 leves helicópteros.

Cada uma das aeronaves conta com pilotos e tripulações experientes, com um quadro de mecânicos, engenheiros e apoio logístico que proporcionam segurança para que as operações sejam um sucesso e cumpram o propósito de proteção dos cidadãos e do ambiente”, acrescentou Arriagada.

Leia mais:

Sair da versão mobile