Empresa russa ainda não desistiu dos jatos ocidentais Airbus A220

Mesmo com todas as sanções e sem a Rússia recuar na invasão da Ucrânia, uma empresa local ainda quer ter jatos ocidentais da Airbus.

Divulgação – Airbus

A Azimuth Airlines é uma empresa regional da Rússia que atualmente possui uma frota completamente de jatos locais do modelo Sukhoi Superjet 100. Anos atrás, a empresa encomendou junto à Airbus, através de um contrato de leasing (aluguel) pela ALC, seis jatos A220-300 para até 148 passageiros. No início do ano a Azimuth chegou até anunciar as rotas que os jatos Airbus iriam voar, mas dias depois a Rússia invadiu a Ucrânia.

Com a guerra, várias sanções foram impostas ao país, incluindo um bloqueio que impede que a ALC ou a Airbus forneçam jatos para a Azimuth ou qualquer empresa aérea da Rússia. Enquanto as concorrentes já não contam mais com as entregas, que estão sendo enviadas para outras empresas, a Azimuth ainda persiste.

“Os recursos foram investidos e estão guardados. E quando tivermos condições mais favoráveis, vamos conseguir continuar o contrato, mas isto certamente não irá acontecer no próximo ano. Vamos olhar para prospecções mais futuras. Porém, eu posso falar que o projeto é promissor. A combinação de tipos diferentes de aeronaves, é muito viável e aumenta nossa qualidade e eficiência”, afirmou Pavel Udod, um dos membros do conselho da Azimuth Airlines, ao jornal russo Pan-Ram.

Já que a Rússia não tem dado sinais de que vai desistir da Guerra da Ucrânia e também o ocidente não deu indícios de que quer tirar as sanções, essa encomenda pode ficar travada por anos. Cláusulas no contrato normalmente preveem que um cancelamento unilateral possa acontecer por razões extraordinárias, como está sendo a Guerra na Ucrânia. Desta maneira a Azimuth não tem garantias concretas que irá receber os jatos A220 no futuro.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

SNA se reúne com deputado para debater o projeto de aposentadoria...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo presidente, Henrique Hacklaender, e pelo secretário-geral, Clauver Castilho