Empresa russa Azur Air recorre a aviões locais MC-21 e IL-96 para atualizar a frota

Foto: Marvin Mutz, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A companhia aérea russa Azur Air, especializada em fretamentos a grupos turísticos, procura formar de tornar sua operação viável no futuro e, para tanto, considera trocar os aviões ocidentais por jatos russos MC-21 e Il-96 no futuro. A informação foi dada a jornalistas pelo diretor geral da transportadora, Evgeny Korolev, como reportado pela agência TASS

Os planos, no entanto, não são imediatos, mas visam a um horizonte de 5 a 6 anos. Até lá, a empresa espera manter-se operando com sua frota atual de 22 aeronaves Boeing dos modelos 737, 757, 767 e 777. Todas as aeronaves da empresa estão agora incluídas no registro russo. 

“Dada a idade da nossa frota e o fato de ser bastante utilizada, poderemos manter sua operação segura por pelo menos os próximos 5 a 6 anos. Quanto ao desenvolvimento da frota, tudo dependerá da política. Estamos felizes em considerar a atualização com produtos nacionais, seja IL-96 ou MS-21″, disse Korolev.

Adicionalmente a isso, a Azur passou a realizar, por conta própria, a manutenção e reparação das aeronaves. Em março, a empresa recebeu permissão da Agência Federal de Transporte Aéreo (Rosaviatsia) para manutenção periódica de aeronaves Boeing 737 e Boeing 777 registradas no registro russo. Antes disso, já tinha autorização para o Boeing 757 e 767.

Agora, o maior desafio para a empresa é conseguir os componentes necessários para concluir as manutenções.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias