Uma empresa aérea asiática teve negada uma solicitação de aprovação para realizar operações no Brasil, pois ela, assim como todas as demais de seu país, é proibida de voar na União Europeia.
Como reportado nesta semana pelo AEROIN, com a reunião de cúpula do G20 no Rio de Janeiro (RJ) cada vez mais próxima, uma grande logística de voos está sendo planejada no Aeroporto Internacional do Galeão – Tom Jobim, na capital fluminense, para o transporte das comitivas de dezenas de países.
E entre esses movimentos, informações de uma fonte indicavam que uma empresa aérea baseada no Quirguistão, que opera aviões Ilyushin IL-76TD, foi contratada especificamente para trazer a bagagem de uma delegação asiática.
Porém, sua solicitação de exploração de operações não regulares no país foi negada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), uma vez que todas as companhias aéreas certificadas pelo Quirguistão estão na Air Safety List (ASL) da União Europeia (UE).
A ASL é uma lista de companhias aéreas que não cumprem os padrões internacionais de segurança. As transportadoras incluídas na ASL estão proibidas de operar para, na e a partir da UE (incluindo o sobrevoo).
Assim, o IL-76 da referida companhia aérea não estará entre os muitos aviões diferentes que pousarão no RIOgaleão nos próximos dias.
Atualização: apesar da decisão de não aprovação da empresa aérea, imagens feitas no Aeroporto do Galeão e dados de rastreamento online de voos mostram que um avião da empresa aérea realizou o voo ao país.
A reunião da cúpula do G20 no Rio de Janeiro será a 19ª reunião do Grupo dos Vinte Chefes de Estado e de Governo, programada para ocorrer no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 18 e 19 de novembro de 2024. Será a primeira cúpula do G20 realizada no Brasil.
Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.