Empresa venezuelana Avior segue banida da União Europeia por falta de segurança

Na última semana, a União Europeia atualizou sua lista de empresas aéreas banidas do espaço aéreo europeu, confirmando o status de várias companhias, como a venezuelana Avior Airlines, que segue banida.

A Avior está banida desde 2017. O motivo das restrições deve-se à incapacidade da empresa demonstrar que possui processos e procedimentos alinhados a padrões internacionais de segurança. Na lista europeia, há outras 130 empresas aéreas além da venezuelana, sendo a maioria delas da Ásia.

A lista de segurança da aviação é uma das ferramentas mais eficazes para oferecer o mais alto nível de segurança no céu europeu, disse a UE. O bloco decide quais companhias aéreas entram ou saem de sua lista negra em conjunto com as autoridades de segurança aérea dos países membros e sob a assessoria de um comitê de especialistas em aviação.

O bloco de 27 nações, no entanto, esclareceu que as empresas na lista negra podem exercer direitos de tráfego desde que usem aviões alugados com tripulação de uma empresa que não esteja sujeita a proibição e cumprimento das regras de segurança operacional relevantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias