Empresário israelense admite culpa por contrabando de peças de avião para a Rússia

Imagem: Anna Zvereva / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Gal Haimovich, proprietário israelense de uma empresa internacional de frete cuja identificação não foi divulgada, se declarou culpado por conspiração para violar sanções dos Estados Unidos contra a Rússia. Ele facilitou a exportação de peças de aviação através dos Emirados Árabes Unidos e das Maldivas.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos alegou que Haimovich organizou cerca de 160 remessas de produtos sancionados entre março de 2022 e março de 2023. O empresário admitiu ter enganado empresas americanas sobre o verdadeiro destino das mercadorias e de ter submetido documentação falsa às autoridades dos EUA. Ele faturou pelo menos 2 milhões de dólares de clientes russos por essas exportações que burlavam as sanções.

Os produtos, incluindo peças que poderiam ser utilizadas para fins militares, foram enviados dos EUA para empresas de transbordo nos Emirados Árabes Unidos e nas Maldivas, antes de serem direcionados à Rússia com o pleno conhecimento de Haimovich.

E-mails mencionados em documentos judiciais mostram que ele foi explicitamente instruído pelos clientes russos a enganar as empresas e autoridades dos EUA para “garantir que o remetente real não soubesse que a carga estava destinada à Rússia”. O único cliente russo identificado pelo DOJ pelo nome foi a S7 Airlines, de Novosibirsk.

Como parte de seu acordo, Haimovich concordou em devolver mais de 2 milhões de dólares em dinheiro e a sua reserva de peças. A audiência de sentença está agendada para o dia 22 de novembro. Segundo seu perfil nas redes sociais, Haimovich era o proprietário e CEO da empresa de logística CTi TLV.

Essa situação destaca não apenas os desafios enfrentados ao tentar garantir a conformidade com sanções internacionais, mas também as complexidades da logística global e os riscos associados aos negócios no setor de transporte e exportação. A condenação de Haimovich poderá impactar futuras operações e o ambiente comercial para empresas que operam em contextos semelhantes.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias