Empresário publica vídeo de treinamento, alertando que um avião estava em chamas

Um empresário “causou” na internet nesta terça-feira, 1º de fevereiro, ao publicar um vídeo feito no Aeroporto Internacional Fort Worth, de código DFW, em Dallas, nos Estados Unidos, afirmando que um avião estava em chamas.

Randy Pitchford é CEO da empresa Gearbox Software, que trabalha no mercado dos games, e em sua publicação ele descreveu: “No aeroporto DFW (viagem de negócios para Vancouver) e há um AVIÃO EM CHAMAS!”

Não é possível definir se o executivo propositalmente “fez graça” aproveitando-se da situação, ou se apenas publicou sem buscar mais informações sobre a situação, como muitas das pessoas fazem nas redes sociais.

O fato é que se tratava de um treinamento periódico das equipes de emergência do Fort Worth, cuja programação é inclusive disponibilizada publicamente no site oficial do aeroporto para que as pessoas estejam cientes de que não há um acidente ou incidente em curso.

No site, a descrição informa: “Se acontecer de você ver atividades de incêndio no Aeroporto de DFW, é o nosso Centro de Pesquisa de Treinamento de Incêndio de última geração em ação. Durante nossos períodos de treinamento, você verá fumaça preta como resultado desses incêndios de treinamento.”

O Centro de Treinamento no DFW – Imagem: Google Earth

O treinamento ocorre quase todos os dias no local. A atividade de fumaça é visível perto do extremo sudoeste do aeroporto e as datas e horários de cada ação são continuamente atualizadas da forma mais precisa quanto possível.

Por sinal, exatamente nesta terça-feira em que Pitchford fez sua publicação, existia a programação de treinamentos desde as 08h00 até o meio-dia:

February 1 – 8:00am – 12:00 pm

February 3 – 1:00 pm – 4:00 pm

February 4 – 8:00 am – 4:00 pm

O DFW Fire Training Research Center (FTRC) treina bombeiros local, nacional e internacionalmente na especialidade de combate a incêndios em aeroportos e aeronaves.

“Usamos muitos modelos diferentes de aeronaves e incendiamos propositalmente os modelos para treinar esses bombeiros. A fumaça crescente que você vê se dissipa rapidamente na atmosfera, o que é uma maneira de saber que a fumaça que você vê é dos incêndios de treinamento. O DFW FTRC usa propano de queima limpa e um combustível líquido chamado E-III – ambos são ecologicamente corretos”, descreve a página.

A Comissão de Qualidade Ambiental do Texas (TCEQ) monitora continuamente os incêndios de treinamento para garantir que as diretrizes estaduais e federais sejam seguidas.

Com informações do Aeroporto Fort Worth

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

DECEA registra cerca de 310.000 operações não tripuladas com drones em...

0
O ano de 2022 somou mais de 310.000 operações não tripuladas, o que demonstra o desenvolvimento acelerado desse novo modal aéreo.