Empresas aéreas árabe e israelense, Etihad e El Al apertam as mãos em acordo histórico

A EL AL Israel Airlines, a companhia aérea nacional de Israel, e a Etihad Airways, uma das companhias aéreas nacionais dos Emirados Árabes Unidos, devem explorar uma cooperação mais profunda após a assinatura de um Memorando Virtual de Entendimento (MOU), firmado na quinta-feira (18).

O amplo MOU cobre o escopo para introduzir serviços em codeshare entre Abu Dhabi e Tel Aviv, bem como nas redes de voos globais a partir dos hubs das duas companhias aéreas. O MOU também contém planos para uma maior cooperação comercial nas áreas de carga, engenharia, fidelidade, gerenciamento de destinos e o uso otimizado das instalações de treinamento de pilotos e tripulantes de cabine.

O MOU foi assinado “virtualmente” por Tony Douglas, CEO do Grupo Etihad, e Gonen Usishkin, CEO da EL AL Israel Airlines.

Tony Douglas disse: “Após o voo histórico da EL AL para Abu Dhabi, o primeiro voo entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, este MOU é a base de um relacionamento forte e contínuo entre Abu Dhabi e Tel Aviv. Estamos ansiosos para examinar as maneiras pelas quais as duas companhias aéreas – Etihad e EL AL – podem trabalhar juntas para melhorar as operações comerciais e aprimorar a experiência de nossos hóspedes.

Gonen Usishkin disse: “Após a normalização das relações diplomáticas entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, tivemos uma grande oportunidade de examinar a possibilidade de cooperação com a Etihad Airways. Este MOU é apenas o começo e acreditamos que, juntos, as duas bandeiras serão capazes de fornecer aos clientes os melhores produtos e serviços possíveis. Os objetivos comuns que delineamos já falam do sucesso de nossa cooperação futura”.

Além das operações de codeshare, as equipes dos programas de fidelidade Etihad Guest e EL AL Matmid explorarão oportunidades recíprocas de ganho e consumo para seus membros, bem como outros benefícios. As equipes de gerenciamento de destinos das companhias aéreas também colaborarão para incentivar o turismo receptivo recíproco para Abu Dhabi e Tel Aviv.

As divisões de engenharia e carga das transportadoras também devem iniciar negociações sobre uma maior cooperação. Essas discussões visariam otimizar oportunidades de MRO (reparo e revisão de manutenção), bem como maneiras de aumentar os volumes de tráfego de cargueiros que entram e saem de Abu Dhabi e Tel Aviv, e através das redes combinadas das transportadoras.

A Etihad Airways anunciou esta semana sua intenção de iniciar os serviços diários entre Abu Dhabi e Tel Aviv a partir de 28 de março de 2021.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Quinze anos de lições: o legado do voo AF-447 na segurança...

0
O trágico acidente do voo AF447 com o Airbus A330 da Air France serviu como um ponto de inflexão para a aviação global.