Empresas aéreas brasileiras levaram 5,7 mil itens para transplantes em 2022 gratuitamente

Neste ano de 2022, as empresas aéreas brasileiras se destacam por sua contribuição no transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais para transplante. Dados da Central Nacional de Transplantes (CNT) relataram que 5.740 itens foram embarcados apenas nas companhias aéreas brasileiras.

Ao somar a operação da Força Aérea Brasileira (FAB), empresas estrangeiras, trajetos terrestres e outros transportes, foram movimentados 7.840 órgãos, tecidos, equipes e materiais. Desde 2014, com o Programa Asas do Bem, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), 58,6 mil itens já foram transportados gratuitamente.

Segundo o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, “temos orgulho de fazer parte desse esforço colaborativo da aviação comercial, em parceria com ministérios como o da Saúde, autoridades aeronáuticas e aeroportos, entre outros diversos parceiros, para salvar vidas”.

A iniciativa conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, como o Ministério da Saúde, Secretaria Nacional de Aviação Civil, o Comando da Aeronáutica, a Agência Nacional de Aviação Civil, a Infraero e aeroportos concessionados.

Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada “Asas do Bem”, que consistiu em palestras presenciais e online, percorrendo 15 estados e o Distrito Federal, e reunindo cerca de 4 mil pessoas em eventos promovidos por hospitais, centrais de transplantes, companhias aéreas e iniciativas sociais.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias