Empresas aéreas prestam esclarecimento ao SNA sobre postergação de folga de tripulantes

Imagem: Zurich Airport Brasil

O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) informa hoje que se reuniu com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA) para a primeira reunião bimestral de 2023.

O sindicato descreve que, para sanar as dúvidas dos tripulantes a respeito do assunto, solicitou às empresas esclarecimentos sobre a cláusula que trata do pagamento da multa indenizatória no caso de postergação de folga.

Na reunião, os representantes das companhias aéreas afirmaram que a cláusula se refere ao pagamento da multa no caso de as empresas ultrapassarem o limite de quatro horas para postergar o início da folga dos tripulantes, sem nenhuma relação com a venda de folgas.

Azul Linhas Aéreas esclareceu que os tripulantes foram comunicados internamente, à época da assinatura da CCT, sobre a referida indenização, conforme os seguintes aspectos:

– O pagamento da indenização será destacado, em rubrica própria, em folha de pagamento (natureza indenizatória);

– O valor da indenização não é computado para o fim de elegibilidade remuneratória do Vale Alimentação.

A Azul afirmou ainda que, quando a dúvida for especificamente sobre pagamento, os tripulantes podem entrar em contato através do e-mail: pagamento.rh@voeazul.com.br.

Para outras questões, os aeronautas da companhia podem entrar em contato pelo telefone, através do número 0800 039 1255 (opção “ADM Aeronautas”). Após o contato, será aberto um chamado pelo atendente, que, posteriormente, será encaminhado para análise e concluído, dando o retorno ao aeronauta.

Gol Linhas Aéreas informou que será feito um reforço na comunicação junto ao time de escala quando da postergação da folga. Neste caso é considerado pagamento de multa, pois não se trata de compra da folga.

O pagamento referente a multa de postergação das folgas é efetivado em folha de pagamento, até o quinto dia útil, juntamente com o salário, sem incidência de tributação, com a nomenclatura “2047 – Abono Indenização Folga”.

Em caso de dúvidas, os tripulantes da Gol devem abrir um chamado através do link bit.ly/3MyBghd, em Frequência > Aeronautas – Dúvidas sobre horas de voo ou demais variáveis, para que sejam apuradas as dúvidas ou divergências de pagamento.

Latam Airlines Brasil informou que o pagamento ocorre no holerite, conforme é feito com a escala, sempre no mês subsequente ao realizado.

Os tripulantes da Latam que tiverem dúvidas a respeito do assunto devem entrar em contato por meio do RH Connect, onde podem fazer as solicitações e tirar quaisquer dúvidas.

O SNA finaliza reforçando que, em caso de qualquer irregularidade, os aeronautas podem e devem entrar em contato com o sindicato.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Ativistas invadem o pátio e vão em direção a um avião...

0
Um protesto de ativistas do grupo "No CPR" atrasou a partida de um voo da Royal Air Maroc no aeroporto de Milão, em 20 de março.