Empresas brasileiras fazem parceria para investir em aeronaves não tripuladas

Sistema modelar RQ-17 ION, que pode ser transformado entre os dois modelos de UAV – Imagens: JETWIND / Edição: AEROIN

A DATEN, empresa brasileira e especializada na produção de equipamentos de informática, anunciou investimento para acelerar a JETWIND, empresa brasileira de Engenharia de Veículos Não Tripulados, principalmente aeronaves (UAV, na sigla em inglês).

Segundo as empresas, com o know-how da Daten em tecnologia, a colaboração viabiliza o acesso a soluções de mapeamento, imageamento e inspeção para órgãos públicos e empresas que precisam realizar ações estratégicas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento em segmentos como Defesa (área militar), Segurança Pública, indústrias e Agronegócio.

A JETWIND tem como destaque o RQ-17 ION, um sistema modular que permite customizar configurações de acordo com as demandas por meio da Configuração Adaptativa à Missão, característica que hoje está com pedido de patente requerida pela empresa.

Essa customização reduz investimentos em aquisições constantes de novos equipamentos para cada atividade, assim como a complexidade de treinamentos e de manutenção.  

As aeronaves não tripuladas são de uso profissional, possuem autonomia de horas e alcance de até 300 quilômetros. Com suas características, substituem veículos tripulados, como helicópteros, que possuem alto custo de operação. Ainda, as aeronaves não tripuladas da JETWIND podem ser equipadas com diversos tipos de sensores e câmeras como multi ou hiperespectrais, eletro-ópticas e infravermelho.

Outro diferencial do RQ-17 ION é a possibilidade de transportar cargas de até dez quilos, dependendo da variante, e ser configurável para o modo VTOL (Decolagem e Pouso Verticais, ou Vertical Take-Off and Landing).

O equipamento, que está em processo de certificação, poderá ser usado em diversas atividades como monitoramento ambiental e observação da Terra, controle biológico em plantações, sistemas de segurança e logística. Além disso, por não haver ninguém na aeronave, não existe risco de vida intrínseco.

“O RQ-17 ION pode ser equipado com propulsão híbrida, ou seja, com motores elétricos e à combustão, ou ser totalmente elétrico, em todas as variantes”, diz Tiago Giglio, engenheiro fundador da JETWIND.

O RQ-17 ION transmite dados criptografados para garantir a proteção às informações, por exemplo, em atividades de inspeção de linhas de transmissão de energia, oleodutos e gasodutos. Outra aplicação envolve atividades de busca e salvamento, algo altamente benéfico para a sociedade, com o lançamento de boias para auxílio no resgate de pessoas que estejam se afogando.

Da mesma forma, também pode sobrevoar grandes regiões na busca de sobreviventes durante desastres naturais, graças à sua autonomia, e identificar focos de queimadas em áreas florestais. 

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias