Início Aviação Executiva

Empresas da Aviação Geral são responsáveis por 90% das operações aeromédicas no Brasil

Imagem: Divulgação – Omni Táxi Aéreo

A Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG) ressalta que a Aviação Aeromédica exerce papel essencial na prestação de serviços de saúde em lugares remotos e na remoção de pacientes das menores cidades para os grandes centros, em casos de maior complexidade.

De acordo com a Associação, as empresas da Aviação Geral são responsáveis por 90% das operações aeromédicas no Brasil, enquanto os 10% restantes são feitos por órgãos públicos como bombeiros e polícias militares.

Nota: segundo a ANACpedia, Aviação Geral são todas as operações de aviação civil que não configurem transporte aéreo público de passageiros ou carga.

As empresas privadas se concentram principalmente nos trabalhos de remoção médica e transporte de órgãos para transplantes. Até 2022, apenas órgãos de segurança pública podiam fazer remoções em acidentes de trânsito, porém, naquele ano, uma decisão da ANAC permitiu que companhias privadas também atuem neste segmento, o que vem sendo feito, em geral, por meio de convênios e contratos com a administração pública.

A Aviação Geral atua no aeromédico atuando também para empresas que executam obras em regiões remotas, distantes dos grandes centros ou atuam na exploração de plataformas de petróleo em alto mar. Um exemplo ocorreu em agosto, quando a Omni Táxi Aéreo foi contratada para atender a eventuais emergências médicas nos 363 km de canteiros de obras, espalhados pelo interior dos Estados de Goiás e Mato Grosso, da Ferrovia de Integração Centro-Oeste.

“Onde houver necessidade de apoiar serviços de saúde, a Aviação Aeromédica chegará até lá!”, finaliza da ABAG.

Informações da ABAG

Sair da versão mobile