Encontradas as caixas-pretas do ATR 72 que caiu nesse domingo no Nepal com 72 pessoas a bordo

Imagem: Reprodução

Após as buscas pelos corpos restantes de vítimas do acidente com o ATR 72 no Nepal terem sido suspensas durante a partir do anoitecer do domingo, a retomada dos trabalhos no início dessa segunda-feira, 16 de janeiro, levou ao encontro dos gravadores de dados e voz do avião, mais conhecidos como “caixas-pretas”.

De acordo com o India Today, a Yeti Airlines, operadora do avião ATR 72-500, informou que “As caixas-pretas foram entregues à Autoridade de Aviação Civil do Nepal (CAAN)”.

Diante da forma rápida como ocorreu o acidente, sem que se tenha conhecimento de algum problema reportado pelos pilotos ao controlador de tráfego aéreo, os registros do gravador de dados de voo (FDR) e do gravador de voz do cockpit (CVR) deverão desempenhar um papel fundamental para a definição das causas prováveis da queda.

Até essa manhã de segunda, os reportes das mídias locais eram de que 66 ou 68 dos corpos tinham sido removidos do local da ocorrência e os trabalhos das equipes de resgate continuavam, em busca de todas as 72 pessoas a bordo, sendo 68 passageiros e 4 tripulantes.

Como visto no domingo, o bimotor de matrícula 9N-ANC caiu próximo do aeroporto de Pokhara quando estava prestes a encerrar o voo YT-961 proveniente de Kathmandu.

O local do acidente é próximo de onde as aeronaves realizam uma curva à esquerda para alinhar com a aproximação à pista 12 do novo aeroporto de Pokhara, o que condiz com as gravações externa e interna que mostraram a aeronave curvando à esquerda antes da queda.

Mais detalhes sobre o acidente podem ser vistos novamente nas matérias anteriores disponibilizadas nos títulos abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Air Botswana vai adquirir mais aeronaves Embraer para aumentar presença na...

0
A Air Botswana, apesar dos diversos desafios enfrentados, está pronta para alçar voos mais altos, desta vez com ajuda financeira do governo