Enfim, decolou o primeiro A319neo de uma companhia aérea

Um modelo que já nasceu raro, o Airbus A319neo tem apenas um punhado de encomendas mundo afora, grande parte deles na versão ACJ (configuração de jato executivo para empresas ou governos). No entanto, ainda haverá algumas unidades voando comercialmente com passageiros, como é o caso do avião objeto dessa matéria.

Na foto abaixo, é possível ver a aeronave registrada no ano passado, ainda sem os motores:

Segundo apurou o aeroTELEGRAPH, a Airbus conseguiu vender apenas 73 jatos do modelo e três foram entregues, todos eles ACJ. Até agora, nenhum exemplar foi despachado a uma empresa aérea de transporte público de passageiros, embora o primeiro deles já esteja pronto na fábrica da Airbus há alguns meses.

Esse exemplar, que pertencerá à China Southern Airlines, acaba de realizar seu primeiro voo, o que pode significar que a entrega se aproxima. Com matrícula provisória D-AVWG (msn 10239), ele fez o primeiro voo em 2 de agosto, tendo decolado e pousado em Hamburgo, como revelam dados da plataforma de rastreamento RadarBox. Outro voo foi registrado no dia 4.

Das 73 unidades encomendadas, três foram entregues a clientes VIP, duas serão da China Southern, duas da Air Côte d’Ivoire, 35 da Spirit Airlines. Os 31 pedidos em aberto restantes constam na lista de pedidos da Airbus como clientes não-identificados.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias