Enorme avião Antonov AN-124 está em Brasília hoje

Chegou a Brasília na madrugada desta quarta-feira, 8 de abril, o segundo maior avião do mundo em capacidade de transporte, o Antonov AN-124 Ruslan.

Avião Antonov Airlines AN-124
Antonov AN-124, igual ao que está em Brasília – Imagem: Chris Lundberg

A aeronave, que consegue decolar com cargas de até incríveis 150 toneladas de peso ou acomodar até 1.040 metros cúbicos em volume, só não é maior do que o outro modelo também fabricado pela Antonov, o gigante AN-225.

O AN-124 pousou em Brasília às 04:35 de hoje após uma jornada que começou em Xangai, na China, no último domingo, 5 de abril. Devido à origem da operação, presume-se que a aeronave tenha trazido suprimentos médicos relacionados à prevenção e ao combate da COVID-19, embora não haja confirmação oficial até o momento.

Mapa rota voo Antonov AN-124 Brasília
A rota percorrida pelo Antonov desde a China até Brasília

Após decolar da China na tarde do domingo, o Antonov pousou no aeroporto norte-americano de Anchorage, no Alasca, na manhã da segunda-feira, permanecendo no local até o início da tarde, quando decolou rumo a Miami, na Florida.

O pouso na Flórida ocorreu na madrugada de ontem, 7 de abril, onde o Ruslan mais uma vez permaneceu até o fim da tarde para sua última decolagem rumo ao destino final no Brasil.

A aeronave utilizada foi o AN-124-100 registrado sob a matrícula UR-82029, da divisão de transporte da própria fabricante Antonov, conforme mostrou o FlightRadar24:

FlightRadar24 Voo Antonov AN-124 Brasília
O AN-124 sobre o Brasil na madrugada de hoje – Imagem: FlightRadar24

Segundo planejamento divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), o Antonov permanecerá no aeroporto de Brasília até a próxima sexta-feira, 10 de abril. A decolagem deve ocorrer às 03:00 no voo de número ADB-0307 com destino a Luanda, capital de Angola na África.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias